Brincãodoteca - Creche e Agility para cães na Zona Norte
Rua Cônego Manuel Vaz, 224 Santana - Zona Norte - SP
11 2774-1889
11 99388-6078
Agende uma visita
Home > Blog

Castrar acalma e muda a personalidade do cachorro?

Publicado em 13/11/2018

Castrar acalma e muda a personalidade do cachorro? Castrar acalma e muda a personalidade do cachorro? A resposta não é tão simples assim. Vamos explicar para você como realmente funciona e as grandes polêmicas que geram discussões.
 
Essa é uma dúvida que deixa muitos donos de cachorro com a pulga atrás da orelha. Será que o cãozinho vai ficar meio sem sal, preguiçoso e até com depressão?
 
Não podemos ser tão taxativos quanto ao que vai acontecer, pois vai depender de uma série de fatores que vamos analisar com toda a calma do mundo, com responsabilidade e baseado na visão de especialistas em comportamento canino.
 
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
 

Cachorro castrado muda comportamento?


Cachorro castrado tem mudança de comportamento sim, pela a sua diminuição hormonal que o torna menos ativo no caso no macho na marcação de território em excesso e na fêmea na geração de filhotes por exemplo, porém, é importante dizer que o fato de castrar não é o único fator que faz o cachorro mudar o comportamento, mas sim um auxilio nessa questão de torna-lo mais sereno.
 
Existe uma série de fatores que podem determinar uma mudança positiva de personalidade de um cãozinho, pois a personalidade deste animalzinho não é tão simples assim de se analisar. Vamos explicar melhor nos próximos parágrafos.
 

Personalidade de cachorro: É natural ou depende de experiências?


Uma personalidade de cachorro castrado fica uma parte mais calma em determinadas situações, pois se este cão sofreu alguma violência e maus tratos, é obvio que ele não vai ser completamente sereno certo!? Ou se é típico da personalidade da raça ser mais brincalhão e agitado acima da média, não vai acabar pelo fator de castração.
 
Ou seja, existem comportamentos que são de origem da personalidade e algumas experiências ao longo da vida que vão modelar as ações do cachorrinho.
 

Como educar um cão: Por que é necessário?


Como educar um cachorro vem de dar a ele uma rotina para a sua melhora física, com exercícios como passeios no parque. A mudança na dieta para cães ajuda na reeducação alimentar e na evolução positiva no metabolismo.
 
Fazer um adestramento básico pode ajudar o dog na superação de alguns vícios de comportamento e faze-lo se tornar muito mais educado. Aprender alguns comandos essências, vai criar no seu cãozinho uma resposta mais efetiva em ordens e ajudar ele a se comportar de uma forma mais mansa em algumas situações.
 
Nada dessas atitudes de benefícios a vida de um canino vão fazer milagre e transformá-los totalmente, pois depende também do ambiente em que vive e da personalidade natural da raça.
 

Por que castrar?


A necessidade de castrar um cachorro vem na prevenção contra tumores que podem se formar em partes especificas do órgão sexual canino. No caso dos cães machos, a necessidade de marcar território com urina, confrontar outros machos e o instinto de contato íntimo com fêmeas diminui. No caso das fêmeas, a menstruação, gravidez psicológica e até a formação do leite são anuladas, melhorando e muito a vida do dono.
 
Você sabia que castração no Brasil é lei? Clique no link e acompanhe uma explicação completa sobre o assunto.