Brincãodoteca - Creche e Agility para cães na Zona Norte
Rua Cônego Manuel Vaz, 224 Santana - Zona Norte - SP
11 2774-1889
11 99388-6078
Agende uma visita
Home > Blog

Devo cortar as unhas do meu cachorro? O passo a passo para fazer direito

Publicado em 10/09/2019

Devo cortar as unhas do meu cachorro? O passo a passo para fazer direito Cortar as unhas do cachorro não é um caso de estética, mas de saúde. Em alguns casos, problemas mais graves costumam ocorrer. Por isso, é importante ficar atento a esse detalhe. Saiba que, ferimentos graves costumam acontecer só pela falta de cuidado dos donos dos cães.
 
Vamos te ajudar, a entender como cuidar do seu cãozinho nessa parte. Existem informações importantes que precisamos ensinar. Entenda que nem todos os cachorrinhos precisam cortar a unha. Isso mesmo. Tem um motivo que faz toda a diferença para essa afirmação.
 
Continue a leitura para aprender a cortar as unhas do seu cachorro. Este texto, promete te ajudar muito.
 

Qual o momento para cortar as unhas do meu cachorro?


Parece uma pergunta óbvia, mas não é tão simples assim. Ao observar a patinha do seu cãozinho você nota que já está grande, certo!? Sente que é a hora de cortar a unha dele. Errado. Alguns cães que moram em áreas que contenham grama e terra, conseguem cavar e lixar as unhas. Isso mesmo. Eles, tem este extinto natural de se cuidar.
 
Em apartamentos e casas, na cerâmica enquanto o cachorro anda é possível ouvir o som especifico das unhas se arrastando. Esse é um sinal.
 
Mas, o que é necessário para cortar as unhas do dog é só a ponta mesmo, pois a unha de um cão é composta por um vaso sanguíneo especifico, que se atingindo, pode gerar sangramento difícil de se estancar, por isso tome cuidado se for cortar você mesmo.
 
Vamos te dar algumas dicas.
 

Como cortar a unha do meu cãozinho?


Como você vai cortar a unha do seu cãozinho pela primeira vez, é importante separar um lenço umedecido e um remédio cicatrizante, caso algum acidente ocorra. Você pode usar como ferramenta para cortar a guilhotina (você encaixa a unha no buraquinho e fecha) e também o alicate (abre as duas laminas e fecha sob a unha).
 
Mantenha o seu cãozinho calmo, brinque com ele e mexa na unha para que ele perceba que esse movimento não é ruim. Quando for cortar pela primeira vez, se concentre na pontinha da unha e depois dê um petisco para o seu cãozinho. Vamos repetir: Corte apenas a ponta da unha, para evitar acidentes e sangramentos.
 

Ainda inseguro para cortar a unha do seu dog?  


Não tem problema, pois é muito comum essa insegurança quando tem o risco de ferimento do seu cãozinho.  Tem o psicológico envolvido e temos que considerar a inexperiência que você tem em fazer essa parte. Mas, caso o medo esteja muito grande, temos uma solução simples para você.
 
Leve o seu cãozinho para um veterinário ou em um Pet Shop que ofereça esse serviço. A experiência destes profissionais ajuda na prevenção de acidentes.
 
Não tem tempo para observar esses detalhes importantes em seu dog?
 
Deixe o seu amigo em uma creche para cachorros. Tem pessoas treinadas para cuidar dele.