Brincãodoteca - Creche e Agility para cães na Zona Norte
Rua Cônego Manuel Vaz, 224 Santana - Zona Norte - SP
11 2774-1889
11 99388-6078
Agende uma visita
Home > Blog

O que é agility dog? Uma opção para evitar depressão canina

Publicado em 22/01/2019

O que é agility dog? Uma opção para evitar depressão canina Você quer que o seu cãozinho viva cada vez mais?
 
Cuidados com higiene, alimentação e dar muito carinho e amor é importantíssimo para deixar o seu melhor amigo cada vez mais feliz, mas a prática de esporte é um grande diferencial para evitar o tão perigoso acumulo de energia, que podem provocar excesso de ansiedade e abrir perigosas portas para a tão temida “tristeza profunda” canina.
 
A estrutura do corpo de um cãozinho é feita para estar em movimento para desenvolver aspectos positivos para a saúde.
 
O agility dog é uma opção incrível para colocar o seu peludo de quatro patas em movimento.
 
Descubra tudo sobre este esporte bom para cachorro.
 

O que é agility dog?


O agility dog é um esporte baseado no hipismo com a maioria das suas regras. Os praticantes são um cachorro e seu condutor humano que devem vencer obstáculos ao longo do percurso sem esbarrar neles, em menos tempo possível, o que exige velocidade acima da média e habilidade ao mesmo tempo.
 
Em nossa mente vem a ideia de que apenas cachorros fortes e rápidos podem praticar o esporte, porém é aí que você se engana.
 

Qualquer cão pode praticar?


Independente da raça ou sendo vira-lata com boa saúde física o cão pode praticar o agility. Para cada tipo físico canino existe um trajeto próprio e totalmente adaptado. O esporte para cães tem por objetivo promover a saúde dos seus praticantes de 4 patas, independentemente de suas origens e características naturais.
 
Existem três categorias que definem a pratica do agility dog, sendo elas:
 
- Mini
- Midi
- Standard
 
Essas definições ajudam na democratização deste esporte entre os caninos, mas existem algumas regras a serem seguidas.
 

Quais são as principais regras?


Quando o cão é conduzido por seu companheiro humano o estimulo só pode ser feito através de incentivos verbais e alguns gestos estratégicos. Tocar no cão é considerado uma infração dentro do esporte. O condutor também não pode esbarrar nos obstáculos, pois conta como perda de pontos dentro da competição.
 
Em competições oficiais é natural que uma raça venha a se destacar.
 

Qual o cão de raça que melhor pratica o agility dog?


Border Collie é considerado o cão mais inteligente do mundo. Sua estrutura física permite uma performance acima da média dentro do agility, tanto que existe um formato de competição que não inclui a sua raça, tamanho a sua superioridade na categoria standard.
 
Já nas outras duas categorias mini e midi, a raça Pastor de Shetland, que está entre as dez raças mais inteligentes do mundo.  
 

Quais são os principais benefícios para o seu cão?


Os cães com a prática do agility ganham uma vida muito mais saudável. Quando estão disputando o esporte eles estão desenvolvendo habilidades e velocidade. Com o físico em movimento e constante trabalho de evolução da sua saúde, o sedentarismo é combatido o que evita a formação de doenças que podem levar o seu cãozinho a falecer antes do tempo.
 
Toda a energia acumulada em seu cachorro vai ser descarregada com a prática deste exercício, o que evita problemas de ansiedade e o desenvolvimento de até uma futura depressão. Mantê-lo sem atividades diárias podem formar e agravar problemas psicológicos. 
 

Onde praticar agility em São Paulo?


O seu cachorro pode praticar agility em São Paulo, em clubes específicos e academias próprias para o desenvolvimento do esporte que aceitam uma mensalidade mensal para aulas semanais, porém a necessidade de aliar outras práticas de convívio com outros cães e aulas básicas de adestramento vão melhorar a prática do esporte em até 100%.
 
Existe um espaço na zona norte de São Paulo, com todas essas características que vão fazer o seu cachorro viver por muito mais tempo.
 
Entre em contato agora e saiba mais informações.