Brincãodoteca - Creche e Agility para cães na Zona Norte
Rua Cônego Manuel Vaz, 224 Santana - Zona Norte - SP
11 2774-1889
11 99388-6078
Agende uma visita
Home > Blog

O que fazer com o seu cachorro na queima de fogos?

Publicado em 25/12/2018

O que fazer com o seu cachorro na queima de fogos? Festas de fim de ano costumam ser bem barulhentas e difíceis para os caninos. São vários os registros de donos de cães que reclamam do comportamento de seus companheiros de quatro patas que ficam desesperados. O que fazer com o seu cachorro na queima de fogos? Vamos passar técnicas bem preciosas para você ajudar o seu cãozinho a passar por este momento tão difícil para ele.
 
Aprenda o porquê o seu o seu amigo fica tão descontrolado com o barulho e vamos explicar o que você não deve fazer de jeito nenhum, pois vai piorar a situação.  


Por que o cão tem fobia de fogos?


Um cachorro tem uma audição muito apurada e amplamente superior em comparação ao ser humano. Ao longo da evolução histórica de um cão, seus sentidos foram se adaptando ao ambiente na detecção de predadores e na busca por comida. O som dos fogos chega em seus ouvidos com muita violência e perturbação.
 
Cabe a nós tutores e amantes de cachorros, criar uma estrutura de proteção e adaptação para o seu melhor amigo entender que os fogos não são uma ameaça. Outras questões bem importantes e no modo que você trata o seu cão quando ele demonstra medo. Vamos te explicar melhor.
 

Cachorro com medo de fogos: O que fazer?


Primeiramente, se você tem condições de fazer aulas básicas com adestrador e treinar o seu bichinho de estimação a lidar com a queima de fogos vai ajudar e muito. Caso você não tenha a possibilidade de encontrar este profissional e pagá-lo, algumas ações de prevenção da sua parte já ajuda.
 
Crie um ambiente tranquilo para o seu cachorro e não fique tentando acalmá-lo. Coloque-o em um espaço seguro e que o proteja do som. Não recomendo prendê-lo com coleira, pois na agitação ele pode se machucar e até escapar. Não demonstre nervosismo e nem excesso de preocupação perto do seu dog. Demonstre alegria com ele, ofereça um petisco para que ele possa associar a queima de fogos a um fator positivo.
 

Dog com pavor de explosão de fogos: O que você não deve fazer


Não repreenda o seu dog por ter medo de explosão de fogos. Ele está agindo por extinto e você precisa ter paciência. Evite tirar sarro dele e ficar aumentando a sua fobia. Repreenda pessoas que tentarem se divertir às custas do seu companheiro de quatro patas, pois de uma forma inconsciente ele vai associar isso a algo negativo aumentando o seu trauma.
 
Não trate o seu bichinho nas festas de fim de ano com desprezo, pois além de ser um membro da família, ele precisa de atenção e cuidados especiais. Ajude ele a superar esse momento de fobia e livre-o de sofrer em um momento aonde todos estão comemorando e só ele está sofrendo. Mostre amor e cuidado com o seu peludo.
 
Muitos donos de cães acham que existem uma certa ligação do nervosismo com o fato de ainda não ser castrado. Acesse o seguinte conteúdo: Castrar acalma e muda a personalidade do cachorro? Descubra a verdade e lide com a situação de uma forma diferente.